fundação
mais de cem anos de história
Em 29 de novembro de 1899 no gimnasio solé, hans gamper fundou o futbol club barcelona, com mais onze entusiastas praticantes do que naquele momento era um desconheciso esporte chamado fútebol, tendo como seu primeiro presidente o inglês walter wind (o mais velho de todos), que dirigiu o clube de 1899 a 1901. Hans gamper, o grande responsável pela fundação, foi presidente por cinco anos.
O brasão da cidade de barcelona foi seu primeiro dinstintivo e foi ultilizado até o ano de 1910, quando foi criado um concurso aberto a todos os sócios, para a criação de um escudo próprio. ganhou o concurso carles comamala, jogador do clube de 1903 a 1912. Assim nasceu o escudo do clube ultiliza em seus uniformes até os dias de hoje, salvo algumas alterações feitas ao longo dos anos.
Naquele tempo, a mais de 100 anos, seus fundadores jamais podiam imaginar que aquela iniciativa acabaria por alcançar o mundo futebolistico - o barça é um dos maiores clubes do futebol mundial. É o representante de milhões de pessoas de qualquer parte do mundo, e um simbolo de indentidade tanto esportivo, como também social, político e cultural. Nos momentos mais dificeis foi a bandeira da catalunya, representando os anseios da liberdade do povo catalão, uma simbologia que continua fortemente no clube e no povo catalão.
Durante os mais de 100 anos o "barcelonismo" já viveu momentos de glórias e infortunios, épocas brilhantes e importantes derrotas, que contribuiram em muito para definir a personalidade de um clube que, por suas pecularidades e caracteristicas, é único no mundo.
O crescimento do fútebol " barça"
Com o ínicio do longo mandato de josep Lluis nuñes (1978 a 2000 ) e a ampliação do camp nou para a disputa da copa do mundo 1982, a conquista da recopa ( 1979 ) em basiléia, o retorno de johan cruyff, desta vez como treinador, o barça montou o " dream team " (1990 a 1994 ) que conquistou a copa dos campeões da europa no estado de wembley ( 1992 ), com um gol célebre de koeman, e ao bicampeonato conquistado em parís, no ano de 2006, consolidando um periodo de grandes conquistas que dura até os dias atuais.
O camp nou é o atual estádio do fc barcelona desde 24 de setembro de 1957, quando foi inaugurado.
O novo estádio do barça substituiu o antigo campo de les corts, que apesar da capacidade para 60.000 pessoas ( depois de diversas ampliações ) se tornou pequeno com a grande expectativa dos torcedores em ver o craque de fútebol húngaro ladislau kubala.